17/09/2021
Impacto da Taxa Selic no mercado imobiliário

Compartilhe

Existe um indicador da economia brasileira que tem grande relação com o mercado imobiliário: a taxa SELIC. Acompanhar, entender e estudar essa variável pode ser fundamental para quem está negociando imóveis. Quer saber porquê? Entenda o impacto da Taxa Selic no mercado imobiliário

Primeiramente: o que significa a taxa SELIC?

A SELIC é a taxa básica de juros da economia brasileira. Possui papel fundamental como instrumento de política monetária para controlar a inflação no país e está atrelada diretamente às operações de empréstimos. O aumento da taxa SELIC desestimula o consumo. Além de aumentar a taxa cobrada em financiamentos, empréstimos e cartões de crédito, favorecendo então, a queda da inflação. Por outro lado, com a queda da SELIC o consumo é estimulado. Bem como a tomada de crédito (que fica mais barata por conta das taxas mais baixas), aumentando a circulação monetária.

Histórico da taxa SELIC até a pandemia de COVID-19

No início do ano de 2020 a taxa de juros estava a 4,5%. No entanto, foi considerada muito baixa em comparação com anos anteriores. Isso porque se observarmos o gráfico abaixo poderemos constatar que os últimos 3 anos (2019, 2020 e 2021) foram abaixo das médias de anos anteriores. Já em 2015, a taxa de juros SELIC beirava os 15%. Apesar de alta, em comparação com o valor atual, poderia ser considerada de certo modo “normal” para o histórico brasileiro. Visto que até meados de 2009 a taxa era composta majoritariamente por 2 dígitos.

Evolução da taxa SELIC ao longo dos anos
Gráfico 1: Evolução da taxa SELIC ao longo dos anos. Fonte: Banco Central.

Com a eclosão da crise sanitária do COVID-19, a economia estagnada e a consequente necessidade de estímulos econômicos, a taxa de juros sofreu diversos cortes, até chegar em sua mínima histórica de 2% em Agosto de 2020. Manteve-se inalterada por pouco mais de 6 meses, até sofrer novos reajustes do COPOM (comitê de política monetária – responsável por aumentar, manter ou diminuir a meta da taxa SELIC).

Impacto da Taxa Selic no mercado imobiliário

Por conta das baixas taxas de juros, os empréstimos passaram a ser mais atrativos, bem como o crédito imobiliário. Essa alta cativou o crescente volume de empréstimos realizados, em especial no mercado imobiliário, provocando um dos maiores booms imobiliários dos últimos anos. A alta foi de 26,1% nas vendas e 1,1% nos lançamentos, os maiores resultados já registrados desde o ano de 2014. Em especial, os empreendimentos de linha econômica tiveram destaque, representando pouco mais de 77% das vendas residenciais de incorporadoras, mostrando que a queda da SELIC impulsionou o aumento do crédito no mercado imobiliário.

Como a taxa SELIC se encontra hoje e o que esperar dela? 

Desde quando atingiu sua mínima, a taxa vem sofrendo aumentos recorrentes (como estratégia para conter a pressão inflacionária), e hoje encontra-se cotada a 5,25%. Segundo os últimos levantamentos e análises, a expectativa de fechamento da SELIC para o ano de 2021 é de 8% e, apesar dos recorrentes aumentos e da tendência de alta, ainda podemos afirmar que a mesma ainda está atrativa. Isso porque a economia brasileira estava acostumada a vivenciar taxas básicas de juros acima de 2 dígitos, o que consequentemente, coloca o valor atual em um bom panorama. 

O ano de 2021 continua trazendo ótimos resultados imobiliários e no 1º semestre registrou aumento de 46.1% no número de apartamentos novos vendidos, o destaque vai para as regiões Nordeste e Sudeste que apresentaram aumentos de 60,9% e 49,2% respectivamente. 

Taxa SELIC e o Mercado imobiliário

Portanto, o mercado imobiliário ainda pode ser beneficiado com as taxas abaixo da média, trazendo um cenário de otimismo para quem ainda planeja encontrar uma oportunidade nesse mercado. Por isso, acompanhar a taxa SELIC é muito importante para quem está comprando um imóvel – seja para morar, ou investir – pois, como foi visto acima,  pode ser um excelente indicativo de aquecimento do mercado imobiliário.

Sobre a Lidderar

A LIDDERAR é especializada em trazer valorização e rentabilidade para seus clientes por meio da inovação aberta. Estuda o mercado e suas nuances de acordo com o momento vivido, para sempre buscar o melhor negócio. Qualquer dúvida sobre os temas aqui tratados, por favor, entre em contato conosco que estaremos totalmente disponíveis para lhe ajudar.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *