20/05/2022
Quais as maiores dúvidas na hora de comprar um imóvel?

Compartilhe

A compra de um imóvel, seja para moradia ou investimento, gera diversas dúvidas. Afinal, envolve muita burocracia, e exige certo conhecimento técnico. Por isso, estar bem assessorado neste momento é fundamental, seja por um corretor, imobiliária, ou gestor de confiança.

Para auxiliar nesse processo listamos as principais dúvidas que surgem na hora da negociação de um imóvel. 

Formas de pagamento

Para efetuar o fechamento do negócio, é preciso ter clareza em quais são as formas de pagamento que estão disponíveis. Os principais meios de pagamento são: à vista; por financiamento bancário ou diretamente com a construtora; por dação (quando é utilizado um imóvel usado como parte do pagamento), consórcio contemplado, etc.

Negociação

Antes de efetuar o pagamento, verifique se há a possibilidade de negociar o valor do imóvel. O processo pode iniciar, por exemplo, com uma contraproposta para o vendedor. Há também a possibilidade de como por exemplo: receber descontos para pagamentos à vista. 

Dados do imóvel

Conhecer o imóvel, identificar medidas, quantidade de vagas de garagens, idade de construção, construtora, infraestrutura do prédio – caso seja um apartamento, são alguns pontos que devem ser considerados e que podem fazer total diferença na análise.

Localização do imóvel

Busque entender como é a vizinhança do imóvel. É importante que você saiba informações como o estilo de vida, perfil e faixa etária média de quem vive naquela região. Assim, você fica sabendo se os moradores se assemelham ao perfil que você busca para um imóvel para investimento, ou até para moradia.

Imóveis que ficam próximos à serviços e comércios locais, tais como supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, academias e lavanderias, escolas e espaços de lazer tendem a ser mais valorizados. Serviços públicos como iluminação, transporte público, segurança, pavimentação, coleta seletiva de lixo, arborização e urbanismo são dados que também precisam ser verificados antes de fechar negócio. 

Dica importante: busque saber a orientação solar do imóvel. Um imóvel com boa incidência solar costuma ter um preço mais elevado que os demais. Além de conforto térmico, um imóvel com boa incidência solar e boa ventilação não apresenta problemas com umidade ou mofo, sendo um excelente indicativo de possíveis problemas de manutenção do imóvel.

 

 Taxas e impostos que devem ser pagos

Se a compra do imóvel for um apartamento, ou um imóvel dentro de um condomínio, não se esqueça de saber qual será o valor do condomínio. Além do valor do condomínio, verifique também outras taxas, como: rateio de água, gás ou serviços compartilhados, por exemplo. Lembre-se dos impostos, como o valor do IPTU e das taxas para transferência do imóvel (ITBI, registro de imóveis, etc), caso seja um caso de compra do imóvel.

Documentação necessária

Conheça e analise toda a documentação exigida para negociação, tanto do próprio imóvel, quanto dos envolvidos. Chamada de diligência ou due diligence, essa é uma etapa importante que precisa ser levantada antes de fechar negócio. Para evitar possíveis transtornos, providencie os documentos com antecedência.

Por isso é indispensável a assessoria de um profissional especializado no mercado imobiliário, que irá checar se o negócio está perfeitamente em ordem para ambas as partes. 

 Necessidade de melhorias no imóvel 

Se o imóvel que você está negociando não é novo, descubra se ele já passou por reformas de manutenção para evitar transtornos quanto à estrutura física antiga. Agora, se o imóvel é novo e você queira alugar para rentabilizá-lo, entenda o público alvo e analise se vale a pena investir em decoração e pequenas reformas visuais. 

E não menos importante, lembre-se também que existem imóveis que podem ter algumas limitações ou proibições quanto à reformas. Já pensou em descobrir na hora da reforma que há um pilar ou canos que passam na parede que você pretendia derrubar? Sempre verifique se o imóvel vai precisar de reformas antes de fechar negócio. 

 Valorização e Rentabilidade

Este assunto é relevante tanto para quem investe, quanto para quem compra, pois comprar algo que possa valorizar é muito importante para o crescimento patrimonial, que pode garantir mais tranquilidade em sua vida e de familiares. Se questionar quanto à perspectiva de crescimento da região e o potencial de valorização e rentabilidade do imóvel. As informações que discutimos anteriormente são importantes para responder esse importante tema.

Agora, como saber se estou fazendo um bom negócio? 

Um bom negócio é caracterizado por diversos fatores. Existem análises super complexas a serem feitas, como comparar o valor do imóvel com o valor de mercado, se a região terá a valorização no valor de venda ou boa procura de inquilinos. É possível observar aspectos mais básicos como o estado de conservação do imóvel, se atende às necessidades, entre outros. 

Como já disse Robert Kiyosaki (no livro Pai rico, pai pobre): Esteja bem assessorado na sua jornada com imóveis e pague bem esses profissionais, para garantir que você esteja com os melhores. O assessoramento é um dos trabalhos que a Lidderar faz para seus clientes tanto na hora de vender, quanto na hora de comprar ou alugar. Fechar negócios é emocionante, ainda mais com a certeza que está tomando a melhor decisão.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *