21/08/2022
Por que os imóveis são um excelente investimento?

Compartilhe

Investir é uma excelente maneira de fazer seu dinheiro crescer e ampliar seu patrimônio. Resta saber como investir da melhor forma para que o dinheiro “trabalhe” para você.

Pode parecer complicado entender quais os melhores investimentos. Afinal, para isto, é preciso estudar, analisar indicadores e tendências e se informar sobre o mercado – ou, é claro, contar com parceiros especializados. Apesar das inúmeras variáveis, não é necessário se aprofundar muito para entender que o mercado imobiliário é um dos mais atrativos para quem busca por investimentos. 

Neste artigo, vamos entender os motivos que fazem os imóveis serem reconhecidos como excelentes investimentos.

Como está o mercado imobiliário hoje?

É inegável que o cenário pandêmico acarretou uma série de desdobramentos difíceis e que serão sentidos por um longo período de tempo – isso sem contar os conflitos políticos que observamos mundo afora e as crises econômicas que assolam inúmeras localidades, inclusive o Brasil. Ainda assim, o mercado imobiliário em 2021 e 2020 obteve os melhores resultados desde 2014! 

Período20202021
Vendas de imóveisAumento de 26%Aumento de 27%
Tabela 1: Pesquisa realizada pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e pela FipeZap (Fundação Instituto de Pesquisa e Grupo Zap).

Um setor que apresenta crescimento expressivo mesmo em tempos de incerteza não pode ser ignorado pelos investidores. Mas este não é o único motivo pelo qual o setor imobiliário se destaca quando o assunto é investimento.

Quais razões que fazem um investimento imobiliário ser a melhor opção?

É possível resumir as razões para que os investimentos imobiliários sejam uma excelente escolha em quatro fatores principais: segurança, rentabilidade e valorização, flexibilidade e diversificação e, por fim, demanda. Entenda cada motivo mais detalhadamente:

Segurança

Uma vez que imóveis são bens tangíveis, ou seja, são recursos físicos e de valor mensurável, o setor imobiliário é o que apresenta maior estabilidade ao longo do tempo. Esta estabilidade, graças à robustez do setor, se reafirma até em momentos de crise, como ocorreu e ainda ocorre em decorrência da pandemia do coronavírus.

Hoje, mesmo em meio a um momento econômico conturbado, com baixas nas bolsas de valores, quem investe em imóveis não sente os efeitos da instabilidade da mesma forma que outros investidores. Por este motivo, o investimento imobiliário é reconhecido por ser seguro.

Os dados confirmam

Pesquisa realizada pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) mostrou que o investimento em imóveis rendeu, em média, 15,3% ao ano nos últimos 10 anos. A tabela abaixo mostra como o imóvel foi, de fato, a melhor opção para o investidor. Este ganho constante, fruto da baixa volatilidade do mercado, traz segurança e tranquilidade.

ImóveisTesouro DiretoCDIIbovespa
15,3% a.a.13,1% a.a.9,13% a.a.5,78% a.a.
Tabela 2: Comparação com outros investimentos, em ganhos médios anuais verificados nos últimos 10 anos. Fonte: Consultoria Economatica.

Rentabilidade e valorização

Imóveis podem ser muito lucrativos – ainda mais se a região onde se encontram valorizar ou se forem feitas obras para modernizá-los. Além disso, o aluguel é uma fonte de renda fixa e recorrente por bastante tempo.

Para melhorar, o proprietário pode aproveitar oportunidades que frequentemente ocorrem nesse mercado, como baixas nas taxas de juros ou portabilidade do financiamento imobiliário para diminuir os custos de compra. Aproveitar estes movimentos do setor pode e ajudar o investidor a aumentar ainda mais a lucratividade!

Case: imóveis são um excelente investimento

A Lidderar possui investimentos imobiliários em projetos de incorporação que ultrapassam os 20% de rentabilidade ao ano!

Flexibilidade e diversificação

Ao investir em imóveis, você tem a opção de vender ou alugar o bem. Além disso, é possível escolher entre imóveis comerciais, rurais, industriais ou residenciais.
Os imóveis residenciais dividem-se ainda em casas, apartamentos, flats, sobrados e outros, que podem ser imóveis de alto padrão ou opções mais compactas. Por conta disso, é possível diversificar bem o investimento sem sair deste mercado.

Case

Dos mais de 600 imóveis sob gestão da Lidderar, 49% são imóveis residenciais e 44% são imóveis comerciais, os dois mais “queridinhos” dos nossos clientes. Imóveis rurais e industriais, juntos, correspondem a pouco mais de 7% do total.

Demanda

Não importa o tamanho da crise, moradia é uma necessidade básica. O Brasil, inclusive, constantemente sofre com o déficit habitacional, ou seja: a procura por imóveis será sempre alta, porque as pessoas sempre vão precisar ter onde morar.

Os dados confirmam

De acordo com a TCP Partners, o número estimado do déficit habitacional no Brasil em 2021 chegou a 6,1 milhões de moradias, o que corresponde a quase 15% do total de moradias no país. É muita gente precisando de lugar para morar, o que não deixa que o setor imobiliário desvalorize.

Agora que você entende os motivos para que os imóveis sejam um excelente investimento, que tal saber mais sobre o parceiro que vai te ajudar a investir sem preocupações neste setor?

Sobre a Lidderar

A Lidderar é uma gestora de patrimônio imobiliário que estuda o mercado e suas nuances de acordo com o momento vivido para sempre buscar o melhor negócio. Tem alguma dúvida sobre os temas aqui tratados ou assuntos relacionados? Não hesite em entrar em contato com nossos especialistas!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *