26/05/2022
Entenda em 8 passos como financiar um imóvel

Compartilhe

A Lidderar te ajuda a entender como financiar um imóvel em 8 passos! Antes de tudo, é importante levarmos em consideração alguns fatores, pois o processo para contratar o crédito depende de variáveis como: preço do imóvel; valor da entrada; valor das parcelas que consegue pagar; tipo de financiamento; banco escolhido.

Depois de analisarmos essas variáveis, devemos seguir o processo abaixo:

1. Análise do crédito

Nesta fase, a instituição financeira realiza uma análise de documentação. São considerados dados como renda, perfil do cliente e prazo de pagamento. Geralmente os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento, comprovante de estado civil, carteira de trabalho, extrato do FGTS. 

2. Escolha do imóvel

Agora, com o crédito pré-aprovado, chegou a hora de escolher o imóvel. Busque mais de uma opção, algumas condições no financiamento podem mudar de imóvel para imóvel e isso pode afetar diretamente a conclusão do negócio. Deste modo, procure considerar somente imóveis com a documentação totalmente regularizada, isso evita riscos e facilita a aprovação do financiamento.

3. Avaliação de engenharia

Com a definição do imóvel, agora é necessário realizar uma vistoria no local, um engenheiro ou arquiteto será contratado pelo banco (geralmente é cobrado uma taxa de engenharia). Esse processo é primordial para garantir que a qualidade do imóvel e o preço estão de acordo com as médias de mercado.

4. Análise jurídica

O banco envia toda a sua documentação para uma análise jurídica, procurando trazer segurança para a transação de todas as partes envolvidas no negócio. É possível que sejam solicitados documentos adicionais nessa etapa do processo.

5. Elaboração do contrato

O banco irá dar prosseguimento com a elaboração do contrato, levando em consideração todas as etapas descritas anteriormente. Sendo que alguns bancos solicitam entrevistas pessoais para dar continuidade a esse processo.

6. Assinatura do contrato

Quase finalizando o processo, agora é assinar o contrato de financiamento. Geralmente os bancos cobram uma taxa nessa etapa, que será diluída ao longo de todas as parcelas do financiamento.

7. Registro do imóvel

Os contratos devem ser registrados em cartório. Aqui, devem ser cobradas algumas taxas do próprio cartório. Eles normalmente pedem o comprovante de pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), de competência municipal, e outras taxas e emolumentos que variam de região a região.

8. Levar o registro ao banco

Por último, com o registro em mãos é hora de levá-lo ao banco para uma última análise. A documentação, sendo aprovada, o financiamento será liberado pelo banco, realizando o pagamento junto ao vendedor. Esse processo geralmente leva 5 dias úteis para acontecer. 

Sobre a Lidderar

Conheça nosso simulador de financiamento imobiliário em parceria com a Credihome (clique aqui). a Lidderar é especialista no mercado imobiliário, podemos te ajudar com essas informações e muitas outras. Entre em contato conosco! 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *