07/07/2021
Multipropriedade imobiliária vale a pena?

Compartilhe

O conceito de Multipropriedade imobiliária representa a distribuição da propriedade em parcelas de tempo, baseada no percentual de investimento de cada multiproprietário. Ação que já ocorria durante muito tempo, e que teve sua primeira onda em 1960 nos Estados Unidos e na Europa. Voltou com força, por meio da renovação do modelo de economia compartilhada. No Brasil não é diferente, especialistas já dizem que esta modalidade imobiliária é a melhor aposta para 2021. Pois, sobreviveu à crise imobiliária em 2017 e agora na pandemia do COVID 19.

O que é um imóvel multipropriedade?

Também conhecido como Timesharing, é elaborado com base em um imóvel, onde um ou mais donos, tem fatias do produto. Portanto, podem desfrutar dele em um tempo predeterminado. Em questão da posse da propriedade, o Timesharing é visto como uma divisão de tempo em períodos predeterminados. Ou seja, cada um dos multiproprietários tem direito pleno de utilização.

Um exemplo de utilização da multipropriedade é o sistema de hospedagem de diversas empresas do ramo hoteleiro. Onde o hóspede compra participação de um imóvel específico de domínio da organização. A partir desse momento, o hóspede, agora multiproprietário, está vinculado ao imóvel em seu registro. Desse modo, pode usufruir por período determinado no documento, tendo serviços de administração e gestão por parte do hotel.

Dados desta modalidade no Brasil

No Brasil, o tamanho do mercado é de R$ 24 bilhões de Valor Geral de Vendas (VGV). Que são distribuídos em 120 empreendimentos no país – abrangendo 60 cidades em 18 estados brasileiros. Entre os anos de 2019 e 2020, o total era de 109 unidades e pouco mais de R$ 22 bilhões. Chegou no Brasil em 2009 e desde então, estima-se que esse mercado cresceu em média 26% ao ano.  Definitivamente, essa modalidade imobiliária vem se mostrando muito sólida e promissora, sobrevivendo a crises imobiliárias e agora também na pandemia de COVID-19.

Legislação

Esse mercado foi formalmente regulado com a Lei 13777/18, que apresenta as mais diversas diretrizes no tema. Desde a regulamentação de casos concretos, até as limitações de utilização da propriedade. A partir disso, toda compra precisa ser feita a regulamentação do registro em multipropriedades. Na qual se deve conter o registro do imóvel com o percentual de investimento de cada envolvido. Bem como, apontar o tempo definido de cada utilização, que fica publicado na certidão de inteiro teor.

Lei de Multipropriedades
Lei de Multipropriedades

Vantagens e desvantagens da multipropriedade imobiliária

A multipropriedade tem muitos benefícios, para os mais diversos tipos de investidores e proprietários. Pode ser visto como forma de obter um bem de alto valor, que seria impossível de alcançar quando comprado de forma totalitária. Enquanto, para investidores mais consolidados, torna a carteira mais líquida, não concentrando muitos recursos em apenas um imóvel.

Quanto às vantagens, a manutenção de estruturas condominiais dessa forma, têm-se a otimização da utilidade do bem. Bem como, a possibilidade de geração de renda nos momentos em que o imóvel não é utilizado. Essa prática também já é comumente utilizada em itens de luxo, como barcos e aeronaves particulares. Por fim, como desvantagens, se o proprietário desejar usufruir de um imóvel no tempo que desejar, a multipropriedade não é uma modalidade indicada. Pois só pode ser usado na fração de tempo correspondente.

Respondendo à pergunta inicial: Multipropriedade imobiliária vale a pena?

Em conclusão, com dados animadores desde o seu lançamento, o poder de crescimento e resiliência durante crises, ser dono de um imóvel multipropriedade dentro de uma carteira do segmento imobiliário pode ser muito vantajoso. Pois pode possibilitar maior liquidez e distribuição de seus recursos. Desse modo, gerando benefícios para todos os participantes envolvidos, por dividir o custo da manutenção pelos multiproprietários, tornando possível ser dono de frações de hotéis, resorts e até castelos. Além de rentabilidade, pode gerar bons momentos de lazer em família, nem que seja por apenas alguns dias do ano.

Sobre a Lidderar

A LIDDERAR é especializada em trazer valorização e rentabilidade para seus clientes por meio da inovação aberta. Estuda o mercado e suas nuances de acordo com o momento vivido, para sempre buscar o melhor negócio. Qualquer dúvida sobre os temas aqui tratados, por favor, entre em contato conosco que estaremos totalmente disponíveis para lhe ajudar.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *